CARTA COMPROMISSO CURSO DE VERÃO NA TERRA DO SOL 2016

 

Reunidos em Fortaleza de 18 a 23 de julho de 2016, nós, participantes do 16º Curso de Verão na Terra do Sol, reafirmamos o nosso compromisso com os processos formativos ecumênicos que nos impulsionam na caminhada de construção do Reino.

 

O Curso de Verão na Terra do Sol, iniciado em 2001, é um projeto coletivo que expressa uma Fé num Deus Libertador. É uma forma de vivenciar o nosso compromisso de transformar o cenário de injustiças e exclusões, na direção de uma sociedade em que a vida se faça em plenitude. Acreditamos que esta sociedade nova já está acontecendo, num processo que nos (re) une e nos identifica na luta vivenciada em diferentes espaços e distintas formas.

 

A missão do Curso de Verão na Terra do Sol é articular e aglutinar homens e mulheres deste Nordeste, ou destes “Nordestes”, envolvidos no trabalho cotidiano, em diferentes frentes de atuação para pensar, refletir, discutir a realidade que vivemos, propondo alternativas, reforçando experiências, trocando saberes, fortalecendo a mística da luta, da solidariedade, da vivência e convivência fraternas, do aconchego, do partir o pão e os conhecimentos.

 

A proposta do curso vem acompanhada do “encantamento” pela arte, uma arte que nos impulsiona à reflexão, à meditação, através das danças, dos momentos de mística, da música, do toque do tambor, do violão, da costura, da pintura, do teatro, enfim, tudo o que é belo. É uma arte engajada que nos faz a todos artistas que pintam numa grande tela o futuro que queremos.

 

Animados pela temática da Campanha da Fraternidade deste ano que trouxe para nós a reflexão sobre a casa comum, refletimos sobre o tema: Água – Natureza – Vida, Nossa Responsabilidade.

 

Ao longo desta semana, vimos como a situação do nosso planeta está muito preocupante: as mudanças climáticas, a poluição sem limites, a exploração das riquezas do solo (agroindústria e mineração) são fatores que estão levando à morte por falta de água e de condições para a vivência da civilização humana. A Palavra de Deus nos ajudou a perceber qual é o projeto de Deus para o nosso mundo e a nossa vida. As experiências apresentadas nos mostraram a possibilidade e a necessidade de organizar a nossa ação para revitalizar o mundo que está morrendo. Uma séria análise de conjuntura do Brasil atual nos ajudou a compreender melhor a urgência do nosso compromisso para a formação de uma consciência política.

 

Os debates e apresentações das experiências nos trouxeram elementos para permear nossas práticas e renovar nossa esperança de mudanças a partir da organização comunitária.

 

Nesse sentido, reafirmamos nosso compromisso com a vida de todos os seres, assumimos os desafios e nos comprometemos a:

  • Multiplicar e disseminar os aprendizados vivenciados no Curso de Verão 2016 nos espaços onde estamos inseridos;
  • Cuidar da água como bem comum;
  • Promover processos de conscientização e mobilização de grupos em parceria, para a realização de ações de defesa ambiental;
  • Envolver-se mais para a formação de consciência crítica, encarando esse momento como de luta pelo Bem Viver;
  • Promover mudanças, através de pequenas atitudes (evitar o uso de descartáveis, separar o lixo, reutilizar a água, plantar árvores…), evitando o consumismo desenfreado, pensando na mudança partindo do micro para o macro;
  • Incentivar a participação de jovens na política, de forma ética e inclusiva;
  • Assumir nossa responsabilidade pela mudança do caos em que o nosso país e o mundo se encontram, e criar uma sintonia para que essas mudanças aconteçam nos níveis econômico, político e social;
  • Experimentar na vida cotidiana as boas práticas para o bem viver, cuidando de si mesmo, do outro e dos espaços comuns;
  • Assumir nosso papel profético, não nos calando diante das injustiças;

 

 

Fortaleza, 23 de julho de 2016.